Transistor, lâmpada e laser
Transistor Quântico
Lâmpadas de descarga em gás Raio Laser
Transistor Quântico
O transistor é um componente eletrônico que começou a popularizar-se na década de 1950, tendo sido o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960. São utilizados principalmente como amplificadores e interruptores de sinais elétricos. O processo de transferência de resistência, no caso de um circuito analógico, significa que a impedância característica do componente varia para cima ou para baixo da polarização pré-estabelecida. Graças a esta função, a corrente elétrica que passa entre coletor e emissor do transistor varia dentro de determinados parâmetros pré-estabelecidos pelo projetista do circuito eletrônico. Esta variação é feita através da variação de corrente num dos terminais chamados base, o que, consequentemente, ocasiona o processo de amplificação de sinal.
Atualmente, tem se desenvolvido transistores quânticos que melhoram o desempenho devido a forma como são construídos. Duas empresas norte americanas, a Intel e a Qinetic conseguiram construir transistores de poço quântico, que é uma estrutura semicondutora na qual um elétron é “preso” entre duas barreiras limitando o seu movimento. Devido a essa diminuição de movimento, o calor gerado pelo movimento dos elétrons, também diminui e devido a esse fato, torna os transistores mais eficiente, e claro, mais econômicos. Mantendo o consumo dos transistores atuais, é possível ter um nível de processamento três vezes maior se comparado com os transistores atuais. Ou, se mantermos o mesmo nível de processamento de hoje, teremos um consumo de cerca de dez vezes menos energia, o que se torna extremamente produtivo e viável nos dias atuais em que se fala em desenvolvimento sustentável.
Já a IBM, também apresentou seu modelo de transistor quântico que, em tese, tem os mesmos benefícios do feito pela Intel, porém a forma de limitar movimento dos elétrons se dá por tubulamento quântico.