Sensores fotoelétricos
INTRODUÇÃO 4
1. SENSORES FOTOELÉTRICOS 5
2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 5
3. TIPOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS DOS SENSORES 6
3.1. Sistema por Barreira 6
3.2. Sistema Foto Sensor ou Sistema por Difusão 6
3.3. Sistema Refletivo com Espelho Prismático ou Sistema de Reflexão 6
3.4. Os Leds (Light Emitting Diode) 7
4. TIPOS DE SENSORES FOTOELÉTRICOS 7
4.1. Foto Resistores (ldrs) 7
4.2. Fotocélulas 8
4.3. Fotodiodos 8
4.4. Foto Transistores 9
4.5. Foto Disparadores 9
4.6. Sensores Fotoelétricos de Proximidade 10
5. EXEMPLOS COM SENSORES FOTOELÉTRICOS (ÓPTICOS) 10
6. CÁLCULO DO CONSUMO DE ENERGIA DE SENSORES FOTOELÉTRICOS 11
7. APLICAÇÕES 12
CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O efeito fotoelétrico é a emissão de elétrons por um material, geralmente metálico, quando exposto a uma radiação eletromagnética (como a luz) de frequência suficientemente alta, que depende do material. Descoberto por Hertz, em 1887, e descrito teoricamente por Einstein, em 1905 explicou que, a intensidade de luz é proporcional ao número de fótons e que como consequência determina o número de elétrons a serem arrancados da superfície da placa metálica e, quanto maior a frequência maior é a energia adquirida pelos elétrons assim eles saem da placa e abaixo da frequência de corte, os elétrons não recebem nenhum tipo de energia, assim não saem da placa.
Células fotoelétricas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotoelétrica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.
As células fotoelétricas atuais são constituídas de um material semicondutor, normalmente composto por silício, que é um material abundante no nosso planeta. Esse material é dopado (modificado) com outros elementos, para que possa ser adequado ao uso, interagindo assim com a luz.
A luz é