estudo de caso
No caso de produtos industrializados, algo em torno de 20% de sua composição de custos é representada pela Logística e outros 20% pelo Marketing. Neste segmento, os problemas estruturais influenciam menos, mas não deixam de ser fator limitante ao crescimento.
O presente trabalho discorre sobre o funcionamento das Unidades de Apoio à Distribuição de alimentos da agricultura familiar, analisando o novo posto localizado em Planaltina. Com o novo posto os agricultores dos diversos núcleos rurais da região administrativa de Planaltina passam a entregar sua produção na unidade, onde as instituições beneficiárias localizadas da cidade poderão buscar os alimentos. Com essas unidades os produtores não precisarão se deslocar até o Banco de Alimentos na Ceasa (no Setor de Indústria e Abastecimento), onde era feita a entrega. Além disso, as instituições cadastradas no programa também terão um local mais próximo para buscar o benefício, já que algumas nem possuem transporte.
É imprescindível fazer análise logística da Unidade de Recebimento e Distribuição de Planaltina, de modo que esta unidade tenha um bom funcionamento e continuidade nos seus trabalhos, tendo como objetivo principal a recepção e a distribuição eficiente da produção. Toda esta análise servirá de subsídio para verificar se é necessário fazer mudanças para a melhoria da logística encontrada, de modo que seja oferecido um serviço de qualidade a um custo razoável, sendo útil também, para o planejamento e a programação da Unidade de Recebimento e Distribuição.