Estudo de caso: a aplicação de técnicas e modelos de melhoramento e certificação iso 9001:2000 numa empresa de transportes – o processo de melhoria contínua no setor de manutenção.
Área temática:
Título:
Amanda Oliveira Sobrinho Peres, amandaperes@ufmg.br, UFMG
Ane Caroline Tolentino, anetolentino@ufmg.br, UFMG
Resumo:
Palavras-chave: ISO 9000, melhoramento, manutenção.
1. Introdução
A competitividade não deixa espaço para empresas que não conheçam seu mercado e que não saibam o caminho mais eficiente para a consecução dos seus objetivos. Assim, a busca por melhorias contínuas no seu processo de produção é uma realidade das empresas como um todo, pois frente a mudanças constantes, estas devem estar preparadas para atuar positivamente em seus planejamentos, alterando-os ou refazendo-os conforme necessário.
Segundo Gozalez e Martins (2007), essa busca pelo melhoramento contínuo dos processos da produção está intimamente ligada a alta exigência de qualidade pelos consumidores que estão passando a exigir certificações destes processos dos seus fornecedores. Segundo eles, o fato da obtenção de um certificado por órgãos especializados em qualidade, seria “uma premissa de qualificação e garantia de melhor atendimento aos requisitos contratuais”.
Nesse sentido, não é de se estranhar que a ISO (International Organization Standardization), entidade de normalização/padronização mundialmente aceita seja o principal caminho das empresas que buscam obter certificação de seus processos. Desde a sua criação em 1947, a ISO vem desenvolvendo mais de 19000 normais internacionalmente aceitas dos mais variados assuntos e mais de 1000 normas são publicadas a cada ano (ISO¹, 2012).
1
II Encontro das Faculdades de Gestão e Negócios - 13 a 15 de junho de 2012 - Uberlândia - MG - Brasil
Ao se tratar da gestão da qualidade, a ISO possui o certificado ISO 9000 e suas variações, sendo estes os certificados mais valorizados no mercado. Segundo a ISO² (2012), o conjunto de normas ISO 9000 “representa um consenso internacional