ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO E INTERVENÇÃO ESCOLAR
ESTUDO DE CASO PSICOPEDAGÓGICO E INTERVENÇÃO
ESCOLAR
Rúbia Mara Ribeiro Dias1
Resumo
O estudo de caso aqui proposto fundamenta-se na queixa inicial da professora regente, relatando que um de seus alunos “não aprende”, a dificuldade dele concentra-se em leitura e escrita. Ao tomar como referência o relato da professora, partiu-se para a realização do presente estudo com finalidade de diagnosticar o contexto escolar e social que envolve o aluno, nesse sentido, o estudo buscou identificar a possível interferência de aspectos do meio social, cultural, familiar e educacional no seu processo de aprendizagem. Para isso adotou-se alguns instrumentos de pesquisa como a anamnese e o diagnóstico, os quais forneceram dados importantes para a verificação e identificação do processo de desenvolvimento e apropriação do conhecimento percorrido pelo aluno.
De posse do resultado dos instrumentos foi planeja da e proposta a intervenção cujo objetivo concentrou-se em atender as necessidades do educando, oferecendo condições para que o próprio aluno se torne o responsável pela construção do seu conhecimento.
Palavras-Chave: psicopedagogia, diagnóstico, intervenção, leitura, escrita.
1. Introdução
O presente estudo de caso é uma pesquisa de caráter qualitativo, que tem como objetivo principal verificar o processo de desenvolvimento e aprendizagem de uma criança e a partir dos resultados, propor uma intervenção.
Para isso faz-se necessário a combinação entre estudo de caso psicopedagógico descritivo e analítico, o que permite uma descrição do caso e a preparação de uma intervenção escolar, considerando ainda que toda pesquisa demanda a produção de conhecimento, há necessidade de uma problematização acerca do objeto de estudo, pois
1
Universidade Federal de Uberlândia, Grupo de Estudo Polis.
Revista CEPPG – CESUC – Centro de Ensino Superior de Catalão, Ano XII nº 21,