Estudo de Caso PSA Peugeot Citroen
SLIDE 04 – Titulo
SLIDE 05 – Para começarmos a falar deste estudo de caso propriamente dito, vou fazer uma breve repassada na historia do Sistema Produção e o Surgimento do Lean Manfacturing. ( CITAR REVOLUÇÃO INDUSTRIAL BREVEMENTE DEVIDO A EXIBIÇÃO DA PASSAGEM NA FIGURA ) Enquanto as indústrias americanas despendiam um grande esforço para reduzir seus custos de produção com base na produção em grande volume, a indústria japonesa do pós-guerra era reconstruída sobre três pilares, redução de custos, redução de material e redução de mão-de-obra necessária. A necessidade de produzir diferentes modelos de veículos, a um baixo custo e em baixo volume levou a Toyota a desenvolver o sistema enxuto de produção. Eiji Toyoda e Taichi Ohno ao perceberem as diferenças entre a necessidade do mercado japonês e o americano, buscaram desenvolver um sistema de produção diferente do tradicional modelo Fordista. “Estes sistematicamente desenvolveram um disciplinado processo focado no sistema de produção o qual ficou conhecido como sistema Toyota de Produção ou Lean Production (Produção Enxuta), cujo objetivo é eliminar as atividades que não agregam valor ao produto final”.
SLIDE 06- Basicamente o Lean Manufacturing é uma filosofia de manufatura que busca reduzir o tempo entre o pedido do cliente e a entrega, através da eliminação de desperdícios. Apresentando diversos conceitos que devem relevados como ( vide slide )
SLIDE 07 – Após 1990 muitas empresas tentaram implementar as praticas de produção do Lean, no entanto a maioria não sabia como, pois o livro que disseminara essa nova abordagem industrial ( THE MACHINE THAT CHANGED THE WORLD”) não abordava os conceitos de implementação. E em 1996 Womack e Jones publicaram o livro “Lean Thinking – Banish Waste and Create Wealth inyour Corporation”.