Estudo De Caso Organizações Globo
A estrutura organizacional adotada pelo Grupo Globo é a estrutura Funcional, cujo modelo visa a melhor departamentalização, divisão e coordenação das atividades dividindo o todo em especialidades, delegando a cada uma das áreas a autoridade funcional. Visto que o grupo é integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, as atividades são separadas em divisões independentes facilitando o comando da alta administração.
3. Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?
As principais variáveis que influenciaram a estrutura organizacional do Grupo Globo, foram: de ordem interna, vale destacar que o tamanho da organização, busca pela redução da lentidão dos processos decisórios e controle das atividades, foram determinantes pois caso contrário as decisões iriam emperrar por causa da hierarquização e do inchaço do corpo administrativo. De ordem externa, podemos destacar como principal variável a evolução tecnológica, principalmente no setor de mídia e comunicação, principalmente a internet, o conglomerado teve perdas significativas, consequentemente houve mudanças na reestruturação.
8.Por que as mudanças propostas para reestruturar a Rede Globo eram mais difíceis de serem postas em prática?
Porque era na rede Globo que estava o alto escalão do conglomerado e o principal produto do Grupo – as novelas. A proposta de Reichstul era mexer até mesmo neste produto, com cortes, é claro.
6.Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?
Diminuir as dividas com vários credores, dentre eles o BNDES, que com a reestruturação passou a ser sócio minoritário da empresa. O executivo teve ainda como missão ver os planos estratégicos e administrativos do departamento. Reichstul teve