Estudo de caso: crise e reestruturação nas organizações globo
Com o objetivo de crescer, eles investiram em modernas tecnologias de produção e veiculação. Com esse investimento, contraíram uma dívida com moeda estrangeira em cerca de 6 bilhões de reais que deixou de ser paga em outubro de 2002. Nesse mesmo ano, outros problemas surgiram fazendo as organizações irem ao fundo do poço. A circulação de revistas caiu de 17, 1 milhões para 16, 2 milhões de exemplares/por ano entre 2000 e 2002. Simultaneamente, a venda diária de jornais passou de 7, 9 milhões para 7 milhões no mesmo período. Ao todo, a receita publicitária caiu de R$ 9, 8 bilhões para R$ 9, 6 bilhões.
2) Com que objetivo foi posto em prática o plano de reestruturação da Globopar? Qual foi o papel de Reichstul nesse processo de reorganização?
Com o objetivo de renegociação da dívida e a reformulação de seu modelo organizacional. Reichstul assumiu a missão de resolver os problemas financeiros, societários e administrativos do grupo.
3) Resuma a atuação de Reichstul nas empresas da Globopar e cite seu principal objetivo em cada uma delas. Reichstul reuniu-se com os principais credores e procurou alongar os prazos de vencimento e oferecer participação no capital da empresa. O BNDES não apenas renegociou os 157, 8 milhões de reais que lhe eram devido pela Globo Cabo, como também aumentou sua participação minoritária no capital da empresa como forma de capitalizá-la. Ele implantou uma política de redução de gastos com o objetivo de “enxugar” a organização e torná-la mais preparada para enfrentar os desafios dos mercados em que atua. Em 2002, toda a cúpula foi modificada, e se estudou a redução do número de revistas publicadas, com o corte daquelas que não se auto-sustentavam. A nova gestão tinha como objetivos o aumento da rentabilidade e a melhoria dos processos na empresa. Ocorreram demissões com o objetivo de reduzir as despesas para que a editora