Síntese de livro matemática financeira e suas aplicações – capítulo 3
SÍNTESE DE LIVRO
MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES – CAPÍTULO 3
Aluna: Mara Ligia Kiefer RA 20154692
Curso On Line: Matemática Financeira
Professor: Paulo da Rocha Ferreira Borba
Síntese do Livro: Matemática Financeira e Suas Aplicações – Capítulo 3
Aluna: Mara Ligia Kiefer
Curso: Matemática Financeira
Professora: Paulo da Rocha Ferreira Borba
Ficha Bibliográfica
Matemática Financeira e Suas Aplicações
Autor: Alexandre Assaf Neto
9ª Edição Revisada e Atualizada
Editora: ATLAS – São Paulo
2006
Matemática Financeira trata do estudo do Valor do Dinheiro ao longo do Tempo. As três palavras dinheiro, valor e tempo – são as três unidades que juntas fundamentam os conteúdos da Matemática Financeira. Dinheiro que pode-se entender como o Capital Inicial que será aplicado com a Criação de um Valor para ele – que pode-se entender como sua Capitalização ou Remuneração ao longo de um Tempo Determinado.
Objetivo da Matemática Financeira: efetuar análises e comparações dos vários fluxos de entrada e saída de dinheiro em diferentes momentos.
Capítulo 3
Descontos
Citações
Nesse capítulo o autor define por DESCONTO o ato de em uma operação financeira com prazo definido para seu vencimento, a liquidação se processar antes do prazo previsto, com a conseqüente redução do montante – resultado do capital mais os juros propiciados pela taxa de juros ocorrida em um prazo de tempo definido. A operação de desconto pode ser realizada tanto nas operações de juros simples, como na de juros compostos. Usa-se o desconto simples para operações de curto prazo e de compostos para as de longo prazo. Em ambos os regimes simples e composto o desconto recebe nominação de “por dentro ou racional ou “por fora ou bancário ou comercial”.
3.1 DESCONTO SIMPLES
Desconto Racional ou “por dentro” é feito dentro dos parâmetros dos juros simples sendo que na fórmula usa-se o D para o conceito de