Estudo de caso das organizações globo
1.Como você definiria a estrutura organizacional do Grupo Globo? Por que o conglomerado adotou essa forma estrutural?
Um grupo integrado de diversas empresas que atuam em diferentes setores, onde as atividades da organização, são separadas em divisões independentes, compostas por várias empresas. A organização adotou esta forma estrutural visando melhorar o gerenciamento de suas atividades, facilitando assim, a coordenação por parte da alta administração.
2.Qual é o critério de departamentalização utilizado para agrupar as unidades de negócio?
A separação de atividades em divisões independentes, sendo que cada divisão é composta por várias empresas. 3.Quais são as principais variáveis contingenciais descritas no caso que influenciam a estrutura organizacional do Grupo Globo?
As principais variáveis contingenciais que influenciaram a estrutura do Grupo Globo, podemos destacar:
O tamanho da organização, a dificuldade no controle da organização pela sua dimensão;
O emperramento dos processos decisórios por causa da sua hierarquização;
O “inchaço” do corpo administrativo, assim como os erros cometidos por ele.
As mudanças que ocorreram no setor de mídia e comunicação, como a difusão da internet. Por exemplo.
4.Qual é o grau de centralização que prevalece nas Organizações Globo? Como se processa a delegação no seio do grupo? As organizações Globo apresentam um baixo grau de concentração de poder. Com o propósito de produzir com eficiência, o conglomerado global optou por descentralizar sua gestão, pois a direção da empresa, apesar de concentrar poder nas mãos da alta gerencia, também existe uma transferência de poder dentre os presidentes e diretores das empresas afiliadas, onde cada gestor tem considerável autonomia para modificações necessárias.
5.Quais os problemas que estiveram na