Estudo de caso liderança
A empresa em que trabalho está sofrer várias remodelações, entre as quais o fecho da delegação do Norte. Neste momento estou a namorar com uma pessoa que está 3º ano de um curso superior e cujo projecto pessoal e profissional não passa por sair do país.. Dão-me a escolher uma de duas hipóteses: saída sem indemnização ou trabalhar na delegação de Berlim, com um contrato de permanência de três anos. Aceito ou não.
Há dois anos assinei um contrato de exclusividade, no qual era explícita uma cláusula que me impossibilita de divulgar quaisquer informações relativas tanto ao funcionamento, como procedimentos técnicos. Recentemente veiculam rumores da fragilidade económica do grupo e fala-se da possibilidade de despedimentos em massa no meu sector. Na semana passada fui contactado por uma empresa concorrente, que se encontra em franca expansão, e que me ofereceu o dobro do salário, com a condição de divulgação das informações que me comprometi a guardar. Aceito ou não.
Estudo de CASO
Encontro-me a liderar uma equipa técnica há uma semana. Esta equipa é constituída por dois técnicos, com formação intermédia (nível III), e quatro engenheiros técnicos, com idades compreendidas entre os 35 e 50 anos. A avaliação anual de desempenho do ano anterior demonstrou que a equipa que agora dirijo apresentou níveis de produtividade bastante satisfatórios, ainda que com algum atraso no cumprimento de prazos.
Apesar destes indicadores, o colega que anteriormente dirigia esta equipa