Estudo de Caso - Liderança
A empresa ITDevelopment é líder em desenvolvimento de ERP para o varejo nacional e há 2 anos abriu capital e começou seu plano de expansão mundial. Atualmente está em 6 países da América Latina, em 2014 fará um startup na Ásia. Com isso muitas mudanças vêm acontecendo, exigindo de todos colaboradores um esforço adicional para atender as metas dos acionistas.
Jonathan foi recentemente promovido a gerente da equipe em que trabalhava como engenheiro de sistemas há dois anos. O gerente atual foi transferido para uma subsidiária na China, irá comandar o startup da empresa neste continente.
Apesar do diretor geral –Walter Teles - ter informado a Jonathan sobre suas novas funções, parece que mais ninguém foi informado, pois ninguém comentou o assunto no departamento e todos continuaram a tratar Jonathan como se ainda estive na função de engenheiro.
O antigo gestor era muito respeitado, apesar de ser duro e exigir metas desafiadoras a equipe o reconhecia e o admirava, afinal de contas, cresceu rapidamente na empresa e assumiu a posição de diretor com apenas 2 anos de casa.
Diante deste cenário Jonathan optou por não assumir o papel de líder dos seus colegas, até que sua promoção seja explícita para todos. Entretanto seu superior o repreendeu, dizendo que que Jonathan “se demitiu das suas novas funções”.
Ao ser pressionado por Jonathan, Walter Teles, reuniu o time e informou a todos sobre a mudança de gestão da área.
Aí os problemas começaram: - Carla, engenheira, formada pelo ITA, que exerce funções similares às do Jonathan há 5 anos, demitiu-se. Ele tinha com ela uma boa relação, mas foi-se embora sem sequer se despedir. -Celso, analista administrativo, formado pela USP e que mantém paralelo uma micro empresa na área de desenvolvimento de softwares, recusa-se a fazer a maioria das tarefas que seu novo gestor te pede, pois diz que diretor Teles lhe pede muitos relatórios, por isso não tem tempo para mais