Liderança - estudo de caso - gladiador
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Ética tem de ser a palavra de ordem e, mediante sua nova força interior, domina as pressões de sua organização. Dessa forma, une a equipe e adquire o principio básico da liderança: o respeito.
Durante o filme podemos perceber que Robin Hood (Kevin Costner) conquista o espaço de líder entre os camponeses da Floresta de Sherwood. Ele treina, encoraja e estimula os camponeses a enfrentarem o xerife de Nottingham (Alan Rickman), que tem trazido miséria e humilhação para seu povo.
Na liderança Participativa os colaboradores são convidados a participarem dos processos decisórios. É nesse estilo de liderança que há o incentivo dos componentes do grupo opinarem quanto a maneira que determinada tarefa será executada, cabendo a decisão final ao líder. Uma das vantagens apresentadas por esse tipo de liderança é a autonomia do grupo, em caso de ausência do líder, uma boa equipe tem a condição de continuar o andamento da tarefa, agindo de acordo com o planejamento pré-estabelecido. Outro ponto relevante apresentado, por esse modelo de liderança, é a maior satisfação pessoal e o sentimento de contribuição por parte dos integrantes.
Um exemplo mais específico, pode ser encontrado na cena que ocorre a aproximadamente 2 horas de filme. Nesta cena é possível identificar como a liderança passa por uma questão de confiança, e que ela pode ser construída junto aos liderados, partindo de ações coerentes e focadas nos resultados