Estudo de caso - Liderança
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL
TAYNÁ MIRELLA SILVA
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE PROJETOS
TATUÍ, SP
MAIO/ 2014
TAYNÁ MIRELLA SILVA
ATIVIDADES AUTÔNOMAS DE PROJETOS
Trabalho apresentado com requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Comportamento Organizacional e as demais que exigem o material, no curso de Gestão empresarial, da Faculdade de Tecnologia de Tatuí.
Prof.º Fabiano Gregolin
TATUÍ, SP
MAIO/2014
Sumário
INTRODUÇÃO
Uma empresa familiar está com problemas na gestão de pessoas, processos e afins. Este trabalho vem fomentar a ideia de qual seria a forma mais adequada para lidar com as situações adversas que venham a ocorrer dentro de uma empresa com similar ou mesmo tipo de problema que será apresentado a seguir.
TEXTO BASE
A empresa estudada é uma indústria que atua no setor de equipamentos agrícolas há mais de 48 anos. Possui pouco mais de trezentos colaboradores, sendo considerada uma empresa inovadora no setor. A estrutura organizacional estava dividida em quatro departamentos-chave: administrativo, produção, engenharia e vendas.
A cultura organizacional da empresa estudada incentivava fortemente a desorganização, pois, apesar de existir excessiva burocracia, a mesma não estava presente nos processos cotidianos. O “jeitinho” era a solução mais utilizada quando alguém tinha que realizar tarefas com certa urgência.
Outro aspecto relevante observado é que a promoção e remuneração dos colaboradores estavam mais vinculadas ao tempo de trabalho na empresa do que à competência técnica dos colaboradores.
A diretoria da empresa era basicamente familiar e pouco profissionalizada. Além disso, os departamentos não trabalhavam de forma conjunta, o que dificultava qualquer tentativa de organizar os