ESTUDO DE CASO SOBRE LIDERANÇA
Camila, Roberto e Aline estão enfrentando um enorme desafio. Recentemente foram promovidos a cargos de gerência em suas empresas. Camila assumiu a gerência de uma cadeia de restaurantes. Ao assumir sua nova posição, percebeu que as coisas nunca mais seriam as mesmas. Sabia que jamais voltaria a participar das fofocas da hora do cafezinho e que aqueles que antes eram seus colegas passariam a ser seus subordinados. Ansiosa em sua nova posição, ela reconhece que exagerou um pouco ao fazer uso constante de expressões como “é do meu jeito ou rua”. O resultado de sua postura foi o afastamento de sua equipe e uma incômoda dificuldade em concretizar suas propostas de trabalho. Roberto assumiu a gerência de uma empresa de software que se encontra em franca expansão. A sua promoção foi uma surpresa, pois ele se considerava um ótimo técnico, porém não acreditava ser capaz de liderar uma equipe. Ele tem conseguido um bom resultado, pois sua maior preocupação é dar suporte a sua equipe sem parecer o chefe. Contudo, ele ainda não se acostumou com o fato das conversas mudarem toda vez que entra no ambiente. Além disso, alguns colegas ainda insistem em chamá-lo de “chefe”. Aline assumiu a gerência comercial de uma rede de varejo, sua ascensão foi fulminante, o que despertou uma incômoda relação com os colegas. Muitos de seus amigos referem-se a ela como “a poderosa” e, ironicamente, contestam muitas de suas decisões. Ela está muito preocupada, pois essa falta de controle sobre a equipe pode ser vista pelos seus superiores como uma incapacidade de gerar resultados.
Baseado em: Estudo de Caso: De colega a supervisor. In:____ ROBBINS, S. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005. P. 274.
A partir da leitura do texto acima, vocês deverão formar grupos e debater as questões abaixo. Após isso, deverão respondê-las por escrito, embasando suas respostas no material de leitura da disciplina.
1. Diversos