Estudo de caso habibis
A maior rede de Fast Food Árabe do mundo Habib’s, iniciou-se em 1988 quando Antônio Alberto Saraiva fundador e atual presidente da rede abriu a sua primeira loja situada no bairro da Lapa em São Paulo. Porém a história não começa desta forma: Alberto Saraiva, médico, filho de portugueses, teve que assumir a padaria de seu pai, morto em um assassinato no negocia da família. Com a experiência adquirida, Alberto aumentou o faturamento da padaria da família e a vendeu em uma ótima transação comercial, com tal valor arrecadado então Alberto Saraiva deu o primeiro passo na história da rede Habib’s. Desde então o crescimento da rede foi monstruosa:
Em 1991 foi inaugurada a primeira loja 24horas que concentrava a produção alimentícia de outras 11 lojas já abertas neste período de 3 anos na grande São Paulo.
Em 1995 a empresa começa a disseminar para o interior do país, abrindo lojas em todo território nacional.
Hoje a empresa conta com mais de 400 lojas abertas divididas entre franqueados e lojas próprias, rede fora do Brasil, centros de culinárias e de produção alimentícias próprias e parte de um grupo de várias empresas entre produção e franqueados.
O grupo Habib’s hoje tem como visão Empreendedorismo, inovação e paixão, além do reconhecimento pelo elevado nível de capacitação de seus profissionais e alto índice de aprovação dos seus consumidores.
Seguindo a filosofia da empresa: “Não basta atender o cliente com eficiência e sim surpreendê-lo sempre”, a empresa adotou uma série de iniciativas de agregar valores à marca como o Habib’s 28 Minutos (receba seu fast food em domicílio em até 28 minutos, caso contrário não pague pelo produto), central de relacionamento com o cliente e a política de produtos com preços