estudo de caso habibis
1. O que o Buscapé deverá fazer para manter seu crescimento? Quais as oportunidades e ameaças que se apresentam ao Buscapé neste novo cenário? Será que uma empresa brasileira conseguirá se tornar um competidor importante no mercado mundial?
Resposta: Planejar estratégias sendo elas internacionalização, na criação de novos produtos e serviços e aquisições que permitam abocanhar novos segmentos de mercado.
Tem a oportunidade de expandir-se mundialmente, aumentar os lucros mas, com a ameaça de ser travado pelos grandes competidores (principalmente do mercado mundial) pelo fato de terem boas iniciativas (ideias).
Tendo a responsabilidade, o foco de trabalhar e enfrentar os desafios com a cabeça erguida sem desistir, com certeza sim.
2. O Great Hill Partners teve como estratégia de saída do negócio a venda de sua participação para o Naspers. Quais outras estratégias de saída poderiam ter sido consideradas para esta empresa de capital de risco, conhecendo seu portfólio de investimento e histórico de negociações anteriores (visite o site da empresa greathillpartners.com e pesquise na Internet para obter mais informações)? Obs.: para obter mais informações sobre a indústria de capital de risco, recorra ao Capítulo 7. E no caso do Naspers, qual seria a melhor estratégia para recuperar o investimento feito no Buscapé? Muitas empresas têm optado por abrir o capital na Bovespa (bolsa de valores brasileira) recentemente. Analise esta possível estratégia para o Buscapé, bem como seus prós e contras.
Resposta: Outras estratégias de saída poderiam adotar outras rodadas sucessivas de financiamento para diluir a participação (roadshows), venda ao time de executivos da companhia (MBO) ou até a oferta publica das ações na Bolsa de Valores (IPO).
A melhor forma de recuperar o investimento talvez, seja continuar investindo, ou seja, ajudar o Buscapé a seguir com os projetos de internacionalização, na criação de novos