ESTUDO DE CASO: Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raças nas Relações de Trabalho.
Gentileza ou Assédio: Conflitos de Gênero e de Raças nas Relações de Trabalho.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13 ANEXOS 15 ANEXO A – DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO 16
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar uma situação ocorrida na área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de projetos do Ministério de Políticas Estratégicas, de forma a compreender temas relacionados á gestão das organizações contemporâneas, como por exemplo, liderança, diversidade e ética e o impacto dessas questões na cultura e no clima organizacional.
Faremos uma análise do texto apresentado, de forma a entender os processos e conflitos existentes no caso, compreendendo o contexto, as teorias envolvidas, e a partir daí, responder as perguntas sobre os temas liderança, diversidade da força de trabalho, ética, cultura e clima organizacional, tentando sempre elucidar soluções que possam ser aplicadas na pratica e no dia a dia das organizações.
No tema liderança discutiremos sobre o modelo de liderança situacional praticada por Carla e Ricardo funcionários do Ministério de Políticas Estratégicas.
Também trataremos da diversidade da força de trabalho, mostrando aspectos positivos de uma funcionária do gênero feminino, negra, que assume um papel de liderança num momento difícil de uma empresa, demonstrando suas habilidades, e quebrando preconceitos por ser tratar de um grupo tido por muitos como minoria.
Com relação ao tema ética, trabalhemos com uma situação de assédio moral, psicológico e sexual praticado por Ricardo a sua colega de trabalho Carla, feminina e negra, embasando aspectos éticos e morais que nortearam as suas escolhas.
Por fim após o ocorrido um ato de assédio moral e sexual entre Ricardo e Carla, fato que causou grande constrangimento a