Criacionismo e Evolução
"CRIACIONISMO OU EVOLUÇÃO"
A questão sobre a origem do mundo e da humanidade remete a um amplo debate, onde filosofia, religião e ciência apresentam diferentes concepções sobre a existência da vida humana, até porque somos a única espécie dotada de características que nos difere do restante dos animais. Desde as primeiras experiências mítico-religiosas, o homem busca resposta para essa questão. Neste âmbito, a teoria criacionista é a que possui maior aceitação.
O criacionismo prega a existência de um Deus criador, que empregou seu poder sobrenatural para criar tudo conforme seu divino propósito. Ao mesmo tempo, as diferentes religiões do mundo elaboraram uma versão própria da teoria criacionista. A mitologia grega atribui a origem do homem ao feito dos titãs Epimeteu e Prometeu. Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana. Já a mitologia chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.
O cristianismo tem a Bíblia como fonte e base explicativa sobre a origem de tudo o que existe e a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, após ter criado os céus e a terra, Deus formou o homem do pó da terra e o tornou ser vivente ao assoprar em suas narinas o fôlego de vida. Em Sl. 33.6 está escrito: “Pela palavra do senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. O criacionismo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é defendido não somente pelos cristãos mais também pelos mulçumanos e outras religiões que crêem que um único Deus criou o céu e a Terra com seus seres vivos. O Alcorão, que é o livro sagrado do Islamismo, compartilha a visão bíblica da criação, e contém a seguinte declaração: ”Vosso senhor é Allah, que criou os