Estudo de caso entre frança e grécia
Após definidos estes dois países, faça uma avaliação de cada um destes dois países, com foco nas características estruturais e sistêmicas abaixo:
a) O regime cambial da economia;
b) A estabilidade macroeconômica interna;
c) O comportamento do Produto Interno Bruto;
d) Política de Comércio Exterior e Tarifária;
Para finalizar, analise comparativamente as oportunidades e os riscos de cada país, com base nestas características estruturais e sistêmicas. Sua atividade deve ter no mínimo 20 linhas. (10 pontos)
a) O REGIME CAMBIAL DA ECONOMIA
Normalmente as questões cambiais de um país são definidas por seus respectivos bancos centrais. Porém como a França e a Grécia pertencem ambas a Zona do Euro, a questão cambial é definida pelo Banco Central Europeu e exercida por todos os países que adotam o Euro. Dessa forma, nenhum dos países pode tomar medidas relacionadas ao seu câmbio de forma individual. E é por fazerem parte da Zona do Euro que o câmbio desses países, no caso França e Grécia, não se difere tanto. Normalmente o que acontece com o Euro em um país acontece com o Euro do outro país. Um dos problemas da moeda única é que em caso de crise, como a atual crise financeira européia, os países não podem se utilizar de políticas cambiais para desvalorizar sua moeda, por exemplo, e tentar reverter a sua situação.
A Grécia vem enfrentando séria crise financeira desde 2009, essa crise atinge não só a Grécia como também outros países da União Européia, deixando países, como a França, em situação de alerta, pois a instabilidade