Economia de turismo
Sendo o Turismo um dos sectores que mais riqueza gera no mundo inteiro, achamos de extrema relevância estudar a relação existente da Procura Turística entre vários países.
Deste modo, na disciplina de Economia de Turismo, o nosso grupo ficou encarregue de estudar essa relação entre Portugal e Suécia, relativamente aos anos de 1990 a 2011, Procurando analisar tanto o Turismo Emissor como o Turismo Recetor.
Primeiramente iremos realizar uma pesquisa de indicadores relevantes para o nosso trabalho que nos permita tirar conclusões pertinentes tanto para a receção de turistas como a emissão. Após a pesquisa das variáveis, passamos para uma análise de Regressão Linear, podendo, deste modo, tirar algumas conclusões relativas às possíveis causas que levaram às preferências dos portugueses na Suécia e dos suecos em Portugal.
Contudo, o objetivo final deste trabalho é poder realizar previsões relativas aos próximos anos, sabendo se haverá aumentos ou decréscimos na Procura Turística e prever novos fatores e causas que poderão influenciar futuramente o Turismo Emissor e Recetor.
Análise Univariada
Taxas de Crescimento
A análise Univariada consiste no estudo de cada variável isoladamente de forma a puder compreender o seu comportamento a nível da Procura Turística entre Portugal e Suécia, neste caso.
Deste modo, para uma melhor análise iremos utilizar variáveis que quantifiquem a procura turística. A análise irá realizar-se de forma absoluta através das Taxas de Crescimento que foram calculadas da seguinte forma :
Taxa de crescimento: (Xt-1 – Xt) /Xt
As variáveis escolhidas pelo grupo para efetuar a análise são “Rendimento (P) com Rendimento (S)” e respectivas Taxas de Crescimento, “Nº de Hóspedes (S-P)” e respectivas Taxas de Crescimento, “Estada Média (nº de noites)”, “IPC (P) com IPC (S)”, “IPC (países em estudo) com IPC (países concorrentes)” e “Receitas (S-P) com Despesas (P-S) ” e respectivas Taxas de Crescimento.
A nossa análise restringe-se