Estudo de caso empresa bom frio
A indústria metalúrgica trabalha sob a estratégia de liderança total em custos e é justamente na tecnologia que a indústria metalúrgica pode criar competitividade com a concorrência nacional e internacional. Inovar e desenvolver tecnologias, sejam elas para redução de custos ou melhoria dos processos, devem ser abordados constantemente nos processos de melhoria contínua da empresa.
Para manter os custos competitivos é importante que a indústria metalúrgica esteja sempre bem informada com o que se passa no processo produtivo. É importante saber exatamente qual o custo do produto produzido, quanto de energia foi agregado no preço final e o quanto de material foi requisitado. É importante analisar qual foi a participação da manutenção, quais foram os refugos e se o desempenho dos operadores está de acordo com o planejado.
Por incrível que pareça, a maioria das empresas, incluindo as metalúrgicas possuem grande dificuldade em ter estas informações precisas oriundas do chão de fábrica. É muito comum observar o operador no chão de fábrica fazer o apontamento das informações produtivas manualmente. Muitas vezes informações estas que são geradas automaticamente pelos equipamentos e sistemas supervisórios podendo facilmente ser integradas com os sistemas de gestão ou ERPs. Com um sistema integrado, as informações são muito mais confiáveis (pois não dependem do fator humano) e não há a necessidade de pessoas especificamente para este tipo de trabalho.
Sabemos que mais importante do que gerar informações confiáveis é saber analisá-las de forma com que elas possam gerar ações eficientes. A utilização de softwares inteligentes capazes de realizar análises sofisticadas e filtrar as informações para tomada de decisões pode ser também um grande fator de competividade. Veja o artigo sobre Business