Estudo de caso do Grupo Mobile
A rede começou em 1996 através do interesse de um pequeno empresário que queria compra um lote de estantes, porém a quantia que estava disponível para a venda era superior a que necessitava e que podia pagar. Levando em consideração o preço bem atrativo, procurou sócios para dividir a compra. Esse processo deu muito certo, por isso foi repetindo várias vezes. Com o aumento sucessivo de interessados nestas parcerias foi elaborado um perfil de empresários para que este pudesse fazer parte do grupo. O próximo passo foi elaborar reuniões com os integrantes, a discutir a dinâmica de compras. Então houve algum tempo depois a formalização da sociedade onde foi definido o estatuto. a inauguração da sede , o corpo de dirigentes foi implantada a reunião semanal dos associados. Os resultados já eram satisfatórios, porém era necessário criar uma força de venda por isso começaram a distribuir folhetos de propagandas. Visando consolidar se com o grupo decidiram padronizar o preço de comercialização para que não houvesse concorrência entre si e a elaboração do mix de produtos o que facilitaria as ações conjunto de marketing e também o processo de compra. Até esse momento as empresas continuavam de seus nomes iniciais, porém agora com o marco do amadurecimento do grupo foi decidido que seria criado uma marca e um nome comum para todas as lojas participantes da rede. Com essa padronização houve um aumento significativo no volume de compra, venda estabelecimento comerciais o que gerou mais lucro e novas oportunidades de empregos.
Através de amplos debates foram e elaborado o estatuto social e o regimento interno o que fortaleceu a confiança entre os participantes.
Atingindo todos os objetivos, um novo debate foi estabelecido. Exceder as fronteiras de Belo Horizonte ou somente continuar no mercado nessa região?
2 – Quais são os principais elementos que permitiram a formação e expansão do Grupo Móbile?