Artigo Luciano F Campos Revisado
Comparativo de performance entre AngularJS com
Bootstrap e jQuery Mobile para dispositivos móveis
Luciano Ferreira Campos, Jony Teixeira de Melo
Instituto de Informática – Centro Universitário do Triângulo (UNITRI)
Caixa Postal 309 – 38.411-106 – Uberlândia – MG – Brasil luciano.fecampos@gmail.com, jony.unitri@gmail.com
Resumo. Smartphones cada vez mais têm crescido em vendas, sendo o
Android seu principal SO. Juntamente com este crescimento, a quantidade de aplicativos para tais aparelhos tem aumentado muito. Aplicativos híbridos, os quais utilizam de interações entre a camada desenvolvida em WEB e a nativa do aparelho, têm ganhado mercado, devido ao seu menor custo e a maior facilidade de desenvolvimento, atrelado a isso sugiram frameworks para criação desses aplicativos. Baseado nisso, este artigo visa comparar a performance de dois diferentes frameworks de javascript e um de front-end, o jQuery Mobile e uma junção de Angular JS e Bootstrap.
1. Introdução
Os smartphones têm vivido um crescimento vertiginoso em vendas, com mais de 120% de aumento nas unidades vendidas em 2013 comparadas ao ano anterior [Rocha 2014], e, com isso, a utilização de diversos SOs (sistemas operacionais), liderados pelo SO
Android, com 78,3% dos smartphones, segundo [Klenia 2014].
Seguindo este aumento no número de smartphones, o desenvolvimento de aplicativos para mobile também tem crescido, sendo que já movimenta cerca de R$ 68 bilhões no mundo [Lazzarotto 2013].
Existem dois principais tipos de aplicativos para aparelhos mobile: o nativo e o híbrido. Aplicativos híbridos baseiam-se no desenvolvimento utilizando linguagens web, como HTML5, JavaScript e CSS, atrelados aos mecanismos de comunicação entre tais linguagens web e recursos nativos dos aparelhos. Já os aplicativos nativos utilizam somente recursos das linguagens nativas de seus respectivos SOs.
Baseado na necessidade de desenvolvimento de aplicações web mobile para superar as dificuldades encontradas por essas