Estudo de caso - dior
ROSANE SESSEGOLO GOMES
Estudo de caso: MERCADO DO LUXO NO MUNDO E NO
BRASIL E CHRISTIAN DIOR
São Paulo
2011
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Gestão Estratégica, do curso MBA em Gestão da Informação (BI) da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Prof. Gabriel Vouga Chueke.
Sumário
Introdução 14
Preparação do Caso 15
1.1 Identificação dos Problemas 15 1.2 Recomendações 15 1.3 Análise 15
questões para Discussão 16
Introdução
Este trabalho consiste na preparação do caso “Mercado do Luxo no Mundo e no Brasil e Christian Dior: reposicionamento de marca no setor do luxo” utilizando as sugestões para o preparo do estudo de caso fornecido pelo professor da disciplina e resposta às perguntas apresentadas no final do caso.
Preparação do Caso
Indicação do problema principal e dos secundários, quais as formas de resolver o problema e as recomendações apresentadas, quais as causas dos problemas.
1.1 Identificação dos Problemas
O maior problema da marca foi inicialmente a morte de seu fundador Christian Dior, outros três estilistas assumiu sua posição, porem nenhum deles mantiveram as tradições e nenhum conseguiu manter com a mesma intensidade o brilho característico do fundador, com isso a marca tornou-se uma "Bela Adormecida".
A restrição desse mercado e a queda da procura por esses artigos de luxo são fatores que afetam a todas as empresas de Luxo, é necessário que essas empresas estejam em sintonia com as tendências e expectativas do consumidor, obrigando a empresa a renovar continuamente seus produtos - fazendo com que seu ciclo de vida seja cada vez mais curto. Muitas empresas de luxo buscam expandir para outras categorias relacionadas, porem tomando cuidado para não conflitar com a percepção da marca, aumentando assim o vinculo entre o cliente e a marca.