Comparação entre hobbes e locke
É importante destacar que tanto Hobbes como Locke tiveram influências nos seus pensamentos de acordo com os acontecimentos históricos da época. Conforme as idéias de Hobbes somente o poder comum e absoluto será capaz de defender o homem e ditar regras para um bom convívio em sociedade. Os indivíduos devem firmar um contrato com o Estado para viverem em harmonia. Neste contrato o Estado terá função de controlar a sociedade e solucionar seus problemas. Hobbes tem uma visão pessimista em relação ao homem e acredita que somente o Estado é capaz de regular a sociedade. Para Hobbes o homem é um animal social por natureza, mas que também é movido por emoções e desejos individuais. Estes desejos individuais acabariam por levar a sociedade a um caos, porém a seu ver o indivíduo deveria abdicar de sua liberdade e parcela de poder em favor do Estado Absoluto. Pois, achava que o “homem era o lobo do homem”, ou seja, vivia em estado de guerra de todos contra todos.
Apesar de que implicitamente Hobbes admitia a liberdade de criação intelectual, ele acreditava que esta liberdade deveria sofrer restrições por parte do Estado quando ameaçasse a paz e a segurança. Hobbes não admitia elementos sócio-político, cultural ou ético (religião, família, associações, etc.) para ele orientar a sociedade era tarefa exclusiva do Estado. E tanto Hobbes quanto Locke partilhavam a idéia de que a Igreja e o Estado são instituições diferentes e com objetivos distintos.
Hobbes vê o contrato social como a solução para a superação tanto da violência como da insegurança coletiva. Acredita que a sobrevivência do homem está nas mãos do Estado. Estado este considerado o único veículo para a realização plena dos direitos naturais. Contudo, o Estado não pode implantar normas de conduta contarias aos interesses dos cidadãos.
Locke acredita em um único corpo político com legislação este deve ser escolhido na forma de governo e também através de contrato este governo