A LINGUAGEM LÚDICA EM DOMINIO SOBRE A SUBJETIVIDADE DO CONSUMIDOR DE LUXO
1955 palavras
8 páginas
A LINGUAGEM LÚDICA EM DOMINIO SOBRE A SUBJETIVIDADE DO CONSUMIDOR DE LUXOINTRODUÇÃO
Os comerciais de produtos de luxo apresentam uma linguagem peculiar quando se tratando de comercialização de produtos. Nos comerciais presentes diariamente em nossas televisões, observamos preços e apresentação direta do produto, no entanto, quando mudamos para comerciais de produtos de luxo, vemos uma clara mudança, o produto é apresentado apenas no final e apenas com seu nome, e logo após um teaser apresentando imagens que mostram pessoas realizando atividades que não necessariamente se conectam com o produto. A pesquisa se valerá de estudos sobre consumo e teoria da imagem. O foco do estudo recai sobre uma categoria: comerciais de perfumes de luxo.
1. DEFINIÇÃO DA PROBLEMÁTICA
Através desse trabalho serão analisados e estudados os aspectos da utilização da linguagem lúdica em comerciais de perfumes destinados ao público de classe A alta e como tal linguagem pode afetar a subjetividade do consumidor. O consumidor da classe A alta apresenta aspectos diferenciados dos consumidores das demais classes sociais.
Serão analisados os comerciais dos perfumes Miss Dior Chérie da marca Christian Dior (extensão de 30 segundos) e Touch of Pink da marca Lacoste (extensão de 22 segundos), ambos os comerciais apresentam modelos femininas, mas em situações diversas. No primeiro, a modelo vive uma situação aparentemente de seu cotidiano, e no segundo, a modelo persegue um avião de papel, que na realidade, apresente características semelhantes a um pássaro.
2. JUSTIFICATIVA
O estudo em questão aborda dois aspectos da área de comunicação: teoria da imagem e comportamento do consumidor. Teoria da imagem será utilizada e abordada, quando se tratar da analise da linguagem utilizada, tanto em sua maioria nos aspectos visuais, visto que os comerciais que serão analisados não apresentam texto. Comportamento do consumidor irá apresentar respostas às perguntas relacionadas à