dominó de ângulos
Daniela Coelho de Souza
LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA
DOMINÓ DE ÂNGULOS
Nanuque – MG
2014
Dominó de ângulos
Introdução:
A utilização de jogos no ensino da matemática é um importante recurso de aprendizagem aja vista que o brincar faz parte do desenvolvimento intelectual do ser humano desde o universo infantil.
Desse modo, tornar o aprendizado da matemática de uma maneira lúdica e prazerosa pode e deve fazer parte do planejamento do professor pois segundo
Ubiratan D’ambrósio: “.... se ela continuar a ser ensinada da maneira como vem sendo, isto é, obsoleta, inútil e desinteressante, ela corre o risco de sair dos sistemas escolares.”
Partindo desse contexto a interdisciplinaridade é fundamental para que os conteúdos matemáticos sejam entendidos como parte integrante de outras áreas e suas aplicações no cotidiano.
Objetivo:
O objetivo desse jogo é trabalhar o raciocínio dedutivo do conceito de ângulos presentes na matemática e mais comumente no estudo da geometria.
A interdisciplinaridade:
O jogo escolhido aborda o conceito de medidas de ângulos: suplementares, complementares, externos, internos e relaciona-las com o estudo geográfico dos pontos cardeais e colaterais é uma maneira de aproximar o conteúdo da geografia. Sendo:
Pontos cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Pontos colaterais: Nordeste, Noroeste, Sudoeste e Sudeste.
Consideremos que o ponto cardeal representado pela localização norte representa o ângulo de 0º. Ao mudarmos a direção em qualquer sentido estamos nos movimentando através de medidas envolvendo a unidade de ângulos denominada grau.
Entre
norte
e
leste:
90º
Entre
norte
e
sul:
180º
Entre leste e oeste: 180º
A rosa dos ventos está dividida em 4 ângulos de 90º (ângulos retos).
Na situação a seguir a rosa das localizações fora dividida em 8 partes, representando os pontos cardeais e os colaterais.
Dá pra perceber que os pontos agora estão alternando entre 45º em