Estudo de caso da Gol
1. Conceitue, resumidamente, o modelo de negócios que a Gol utilizou para entrar no setor de aviação civil no Brasil.
A Gol utilizou de um modelo de baixo custo e baixa tarifa, aproveitando o enfraquecimento das empresas concorrentes. Criou uma companhia de baixa tarifas para atender classes mais baixas.
2. Quais lhe parecem ser a missão e a visão da Gol? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos? Consulte o site da companhia para confirmar sua resposta. A empresa tinha como visão reduzir os custos e se estabilizar no mercado aéreo, sua ideia era estabelecer uma companhia de baixas tarifas e baixo custo.
A missão da empresa é ganhar espaço no mercado de aviação com serviços de baixo custo, acessível a todos, e mantendo um bom padrão de atendimento.
De maneira que no decorrer dos anos a companhia permaneceu com sua missão e visão.
3. Faça uma análise SWOT para o início das operações da Gol. Oportunidades; enfraquecimento da concorrência, Funcionários já especializados nos serviços que a gol oferecia pela sua companhia área, salários desvalorizados, entre outros.
Ponto forte; horários diferenciados, novas tecnologias implantadas nas aeronaves e no serviço de atendimento ao cliente, aeronaves modernas e eficientes, funcionários qualificados.
Ameaças; os seus concorrentes, que por meio de promoções e mudanças operacionais, a s companhias aéreas tradicionais baixaram seus preços.
Ponto fraco; serviços simplificados, pois haverá uma perda de clientes por outras companhias oferecer serviços mais qualificados ou insatisfação do cliente.
4. Segundo a tipologia de Michael Porter, qual é a estratégia de negócio seguida pela Gol? Quais são suas principais vantagens competitivas?
A empresa usa da estratégia de inovação e diferença nos serviços. Ela tem como vantagem competitiva o fato de oferecer passagens com preços acessíveis, dessa maneira aumentando o numero de clientes.
5. Utilizando a matriz