Estudo de caso da empresa Natura Cosméticos S.A.
Este trabalho visa apresentar uma visão panorâmica da empresa Natura Cosméticos S.A. Será analisada a missão e visão da empresa, bem como os principais aspectos das suas forças competitivas e o impacto dos fatos mais relevantes no seu ambiente externo e interno.
Utilizado como base para esta análise as informações constantes no estudo de caso, realizado pela PUC-RIO, e no site da empresa.
Missão, Visão e Valores.
Analisando a visão e missão encontradas no site da empresa (vide abaixo), é observada a coerência existente entre os dois textos. A Visão da Natura mostra claramente que a empresa quer ser referência no ramo dos cosméticos sendo reconhecida sempre pela qualidade de seus produtos e serviços. Ao mesmo tempo a Missão diz que a empresa fará isso comercializando produtos que promovam a satisfação dos seus clientes.
Pensando em conquistar a satisfação de seus clientes, a Natura adota dois conceitos muito interessantes: O ‘bem estar’ e o ‘estar bem’. A ideia é simples, para que o cliente esteja plenamente satisfeito, ele precisa estar de bem consigo mesmo e por consequência de bem com os demais em sua volta e claro com o meio ambiente já que fica clara a inclusão da ideia de sustentabilidade em todas as obras da empresa.
Visão
A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
Missão
Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem
Valores:
A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da