pagina 45
Este trabalho tem como objetivo geral definir o conceito de radioatividade.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apontar os usos da radioatividade no nosso cotidiano;
Definir os conceitos de partículas alfa, beta e gama;
Compreender o papel do átomo na radioatividade;
Conceituar meia vida e explicar o processo de datação do carbono, urânio e potássio;
Apontar benefícios e riscos da radioatividade.
03
3. INTRODUÇÃO
O homem sempre conviveu com radioatividade. Na superfície terrestre pode ser detectada energia proveniente de raios cósmicos e da radiação ultravioleta.
Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que o se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior instabilidade.
Elementos radioativos são encontrados nas rochas, como o U-238, U-235, Th-232, Ra-226 e Ra-228. Até mesmo em vegetais pode ser detectada a radioatividade. As batatas, por exemplo, contem K-40. As plantas, o C-14 e no nosso sangue e ossos encontram-se K-40, C-14 e Ra-226.
4. DESCOBERTA E HISTÓRIA DA RADIOATIVIDADE
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se encontrava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Bacquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural.
A nova descoberta causou profundo interesse ao casal de cientistas Marie Sklodawska e Pierre Curie, que trabalhavam no laboratório de Becquerel. Eles acabaram descobrindo que a propriedade de