Natura S. A.
A empresa de nossa escolha foi a Natura , a qual desenvolve, fabrica, distribui e comercializa cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal. A companhia é a atual líder de mercado no Brasil , onde encontra-se sua sede em Cajamar, SP. Ela foi fundada no Brasil em 1969 por Antônio Luiz Seabra, teve suas então parcerias incorporadas em 1989, mas foi a partir de 1990 que a companhia passou a ganhar competitividade para enfrentar o comercio global.. A partir de 1994 a Natura iniciou sua expansão internacional, estando atualmente presente em outros seis países da América Latina (México, Argentina, Venezuela, Peru, Chile e Colômbia) e na França. . A Natura conta com mais de 5 mil funcionários e cerca de 1,5 milhões de consultoras.
A estratégia da companhia baseia-se no crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos a partir do canal de vendas diretas. Isso vem se tornando possível através de sua ampla e crescente rede de consultoras. A contínua atualização da carteira de produtos que conta com investimentos em inovação, e a eficiência operacional são fatores que constituem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca. A Natura tem como missão criar e comercializar produtos e serviços que sustem o seu slogan o bemestar/estar-bem.
Em 2004 a Natura tornou-se uma empresa de capital aberto, atingindo o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), o Novo Mercado (NM). Nesse nível de governança as empresas se comprometem a adotar práticas que excedem as exigências da legislação. A listagem nesse nível consiste na adoção de um conjunto de regras societárias que aumentam os direitos dos acionistas, além da adoção de uma política de divulgação de informações mais clara e abrangente. As companhias do Novo Mercado podem emitir somente ações com direito de voto, conhecidas como ações ordinárias (ON).
O setor de cosméticos vem crescendo de forma significativa e