Estudo de caso cvrd e roger agnelli
1- A privatização da CVRD foi um processo conturbado. Quais os argumentos utilizados a favor e contra a desestatização? Pesquise informações complementares.
R: Quando Fernando Henrique Cardoso privatizou a CVRD ele alegava que o motivo da privatização desta companhia estatal era a necessidade de controlar a inflação desordenada que ocorria no país, além de que não havia dinheiro para investimentos necessários para s empresas se manter atualizada, e ainda seus respectivos balanços eram sempre tingidos de vermelho, ou seja, dinheiro que poderia ser utilizado na educação ou saúde era sugado para cobrir rombos. Já os argumentos utilizados pelos opositores da privatização alegavam que isso poderia deixar o país mais fraco poderia haver corte de empregos para diminuição de gastos da companhia.
2- Dê exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador do Bradesco e da CVRD.
R: Roger Agnelli demonstrou possuir habilidades conceituais quando demonstrou sua visão global da organização aumentando a interação entre o banco e o governo. E ainda utilizando dessa visão global da organização definiu um plano estratégico de longo prazo com enfoque na mineração e logistica vendendo os negocios sem ligação a minerção da companhia e internacionalizando as atividades da empresa.
Agnelli demonstrou suas habilidades interpessoais quando exercia sua grande comunicação interna e externa conquistando a admiração e proteção das pessoas poderosas a seu redor. Além de que demonstrava vocação para liderança, pois sabia como trabalhar com pessoas e influenciá-las.
Roger Agnelli demonstrou então possuir habilidades técnicas quando utilizou de estratégias simples para o total entendimento dos seus comandados sobre os objetivos a serem cumpridos e das metas a serem alcançadas dentro da organização.
3- De que maneira as habilidades gerenciais mencionadas foram se tornando