Marketing
Para diferenciar as empresas que são voltadas aos clientes, estuda-se os valores para os clientes e então prepara-se uma oferta para superar essas expectativas. Este é um processo composto de 3 etapas:
• Definição de valores para os clientes;
• Estabelecimento de hierarquias de valores para os clientes (básico, desejado, esperado e inesperado);
• Decisão sobre o pacote de valores para os clientes.
As empresas podem utilizar ferramenta de diferenciação, como:
• Setor de volumes: A lucratividade esta relacionada ao porte da empresa e a sua participação de mercado;
• Setor estagnado: Há poucas vantagens competitivas e as que existem são pequenas. A lucratividade não esta relacionada a participação de mercado da empresa;
• Setor fragmentado: Aqueles que as empresas encontram muitas oportunidades para diferenciação, mas são pequenas em relação a vantagem competitiva.Tanto pequenos , como grandes podem gerar lucros ou não.
• Setor especializado: Possuem muitas oportunidades de diferenciação e todas com um alto retorno. Pequenas podem ser tão lucrativas quanto outras de maior porte.
As empresas diferenciam – se também pelos seus produtos como: forma, características, desempenho, conformidade (atendam as especificações prometidas), durabilidade, confiabilidade, facilidade de reparo, estilo e design: a força de integração.
As empresas se diferenciam pelos seus serviços: pedido, entrega, instalação, treinamento de cliente, orientação ao cliente, manutenção de reparo e serviços diversos.
As empresas também se diferem por diferenciação pessoal, diferenciação de canal, diferenciação de imagem: símbolos, mídia e atmosfera.
Como a empresa pode escolher e comunicar um posicionamento eficaz no mercado
Todo os produtos podem ser diferenciados até certos