Cinema e educação: reflexões didáticas pedagógicas
Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012
CINEMA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS
Maria Aparecida Marinho Ramos Graduanda em Pedagogia UFPI-CSHNB Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC Rosiane Dias de Araújo Graduanda em Pedagogia UFPI-CSHNB Ana Carmita Bezerra de Souza Professora Adjunta da UFPI/CSHNB Curso de Pedagogia Palavra-Chave: Cinema. Mídia. Educação
Resumo
Neste artigo faremos uma reflexão sobre o caráter educativo do cinema, bem como o seu potencial como objeto de estudo na pesquisa educacional e no uso pedagógico, tendo em vista peculiaridades culturais da sociedade contemporânea. É uma reflexão que esta atrelada a um levantamento bibiográfico de uma pesquisa do tipo etnográfica que está em andamento em escolas da cidade de Picos, que tem como objetivo analisar o uso didático do cinema em salas de aula. Os fundamentos teóricos se baseiam nos estudos de Duarte e Setton sobre cinema e educação. Esta pesquisa vem esclarecer a importância formativa da cultura contemporânea, bem como a relação que escola vem mantendo com os conteúdos da mídia do currículo vivido. A despeito das diferentes convicções dos autores supracitados é ponto comum entre pesquisadores da área, que cinema e educação ambos andam juntos e se complementam. Assim sendo se faz necessário que a escola passe a utilizar mais o cinema como recurso didático, não apenas como mais um, mais sim como um produto cultural.
Introdução
Neste artigo faremos uma reflexão sobre o caráter educativo do cinema, bem como o seu potencial como objeto de estudo, na pesquisa educacional e em seu uso pedagógico, tendo em vista peculiaridades culturais da sociedade contemporânea, além de fazer uma abordagem reflexiva sobre a história do cinema enfatizando o poder da mídia na formação das pessoas. Tem se tornado relevante o estudo do cinema no meio educacional, pois, este vem sendo utilizado com frequência como recurso didático em sala de aula.