Estudo de caso controle
O estudo de caso-controle é utilizado para observação de doenças, usando um grupo de pessoas acometidas pela doença e um grupo controle (sem doença). Mais eficiente para doenças raras. Um estudo bem usado por ser de investimento relativamente barato e rápidos resultados, porém existem dificuldades para escolha de pessoas para grupo controle.
Palavras-chave: Caso-controle, Doenças, Casos.
ABSTRACT
The case-control study is used for observation of diseases, using a group of people with the disease and a control group (without disease). More efficient for rare diseases. A study well used to be relatively cheap investment and quick results, but there are difficulties in choosing people to control group.
Keywords: Case-control, Disorders, Cases.
SUMÁRIO
Introdução 6
1.1 Seleção de Casos e Controles 6
1.1.2 Pacientes com outras doenças 7
1.1.3 Sujeitos selecionados da população em geral 8
1.2 Vantagens de estudo caso-controle 10
1.3 Desvantagens de estudo caso-controle 10
1.4 Viés 10
1.5 Definição de caso 10
1.5.1 Viés de seleção 11
1.5.2 Viés de informação 11
1.6 Perdas de controle no estudo 12
1.6.1 Controles que se tornam caso 12
1.7 Análises e interpretações 13
1.7.1 Análises de estudos não emparelhados 13
1.7.2 Estudos emparelhados 14
Conclusão 16
Referências 17
INTRODUÇÃO
O estudo caso-controle é um estudo epidemiológico observacional, longitudinal, geralmente retrospectivo, analítico, em que um grupo de casos, indivíduos com a doença, é comparado, quanto a exposição a um ou mais fatores, a grupo de indivíduos semelhante ao grupo de casos, chamado de controle (sem a doença). O objetivo de estudos caso-controle é investigar a existência de possível associação causal entre a exposição aos fatores de risco e a doença de interesse.
Portanto é importante determinar o número de