Estudo de Caso Azul
Sumário
Origem
A empresa nasceu a partir do interesse do empresário David Neeleman em investir na aviação do Brasil. Ele é conhecido mundialmente por ter fundado duas das maiores e mais lucrativas empresas aéreas seguidoras do conceito “low cost, low fare”, a americana JetBlue Airways e a canadense Westjet. Na indústria da aviação, várias inovações são atribuídas a David Neeleman, entre elas a invenção do bilhete eletrônico e a TV ao vivo a bordo das aeronaves.
A história de fato começou no dia 27 de março de 2008 quando ele anunciou que o Brasil ganharia uma nova empresa aérea. Naquela ocasião, o empresário apresentou os planos para estruturar uma nova empresa. Nova na maneira de encarar o transporte aéreo. Nova ao encomendar aeronaves confortáveis, avançadas, desenhadas e fabricadas no Brasil: os modernos E-Jets da Embraer. Nova ao reforçar o ideal de que uma companhia aérea não tem a intenção de simplesmente disputar mercado, mas sim, buscar estimular a demanda por viagens aéreas.
A marca começou a ser criada através de uma campanha de marketing, que se chamou “Você Escolhe”, onde o público poderia enviar sugestões de nomes, os quais seriam eleitos os dois melhores e escolhido o “vencedor” através de votação na internet e redes sociais.
Os dois finalistas foram: Samba e Azul. Após todo o processo de votação, aparece o nome que faria parte da composição da marca da nova empresa, AZUL, nome esse que costuma ser associado a expressões positivas e naturais, como “Tudo Azul” ou “Azul da cor do Céu e do mar”. A marca foi apresentada, ao mercado, em junho de 2008.
Consolidação
A qualidade nos serviços sempre foi o carro chefe da marca e fez com que ela se destacasse sobre as demais existentes no país. Para que a AZUL se consolidasse cada vez mais, se manteve sempre associada ao patriotismo e qualidade no transporte aéreo. Tal feito foi possível através dos serviços associados à