pib produto interno bruto
PIB
PROF. JOSÉ CARLOS
EDUARDO ZART GEUDICE
ESCOLA ANGLICANA INSTITUTO LIVRAMENTO
SANTANA DO LIVRAMENTO, 2014.
INTRODUÇÃO
O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos em território brasileiro, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o crescimento da economia. O PIB é também uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção, da renda, consumo e da acumulação. É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Representa todas as riquezas produzidas, independentemente do destino desta renda.
CONCEITO: produto interno bruto representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
TIPOS:
[tOTT PIB nominal: diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado,
PIB real. é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação.
Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.
O deflator do PIB é uma estatística simples calculada pela divisão do PIB nominal pelo PIB real multiplicados por cem. Como o PIB nominal e o PIB real serão iguais nos anos base, o