Soluto/Solução
A concentração de um soluto numa solução é dada pela razão entre a quantidade de soluto dissolvido e o volume de solução :
A partir desta expressão podemos exprimir tanto a quantidade de soluto como o volume de solução em função da concentração:
Embora no SI a concentração de um soluto numa solução se exprima em mol m-3, é habitual exprimi-la em mol L-1 ou mol dm-3.
Para indicar a concentração de uma dada substância , escreve-se o símbolo/fórmula da substância, rodeado por dois parêntesis retos:
Como determinar o volume final de uma solução diluída a partir de um dado volume de solução inicial?
Como apenas se adiciona água ao volume da solução a diluir, a quantidade de soluto mantém-se constante e então podemos indicar que ni = nf logo, ci x Vi = cf x Vf, o que é equivalente a termos ci / cf = Vi / Vf.
Aos quocientes ci / cf ou Vf / Vi chamamos fator de diluição (f), que nos indica o número de vezes que se deve diluir um dado volume da solução inicial (solução concentrada), de concentração ci, para se obter a solução final (solução diluída), de concentração cf, tal que f = ci / cf ou f = Vf / Vi. Exemplos
1. Calcular a concentração, em , de uma solução resultante da dissolução de 2,0 mol desta substância em água, perfazendo um volume de solução de meio litro.
Resolução
2. Determinar a quantidade de dissolvido em 250 cm3 de uma solução 0,200 mol dm-3 neste sal.
Resolução
3. Calcular a concentração em ião sódio e em ião sulfato de uma solução 1,0 mol L-1 em sulfato de sódio.
Resolução
Sabendo que:
Sulfato de sódio:
Ião sódio:
Ião sulfato:
Verifica-se que a proporção de combinação dos iões e no composto é de 2:1.
Por cada mole de que se dissolve ficam em solução duas moles de iões e uma mole de iões . Desta forma, o número de iões em solução é o dobro do número de iões e o dobro do número de unidades que se dissolveram.
O processo de dissolução é acompanhado por uma