ESTUDO DE CASO AMAZON
UNIDADE CAPÃO DA CANOA
CARLOS JEAN SANTOS GARCIA
ESTUDO DO CASO – AMAZON
CAPÃO DA CANOA 2011
CARLOS JEAN SANTOS GARCIA
ESTUDO DO CASO - AMAZON
Universidade de Santa Cruz do Sul
Administração de Empresas
Curso de Graduação
Disciplina de Gestão Organizacional
Professor Renan R. S. Castro
CAPÃO DA CANOA
2011
ESTUDO DE CASO
A Amazon: Uma Empresa Virtual
Você quer comprar um livro, CD ou um brinquedo pela Internet e sem sair de casa? Conecte-se com a Amazon.com. É a maior livraria virtual do mundo. Mas ela não tem lojas físicas, nem prateleiras, estandes ou estoques de artigos. A megastore virtual e global valia US$ 33 bilhões na bolsa de valores americana. Em pouco menos de três meses, o seu valor no mercado de capitais despencou para US$ 14 bilhões. Um ajuste técnico já esperado pelo mercado, pois não tem sentido uma empresa vales em bolsa cerca de 45 vezes o seu patrimônio verdadeiro. Tanto mais, uma empresa como a Amazon, que nunca deu um dólar de lucro em sua curta e estrepitosa existência. Tente explicar por que razão essa empresa vale tanto no mercado?
Uma empresa voltada no ramo de tecnologias, ainda em uma época onde vendas online não eram comuns, abrindo novos horizontes para o mercado, e utilizando deste, como sua única forma de vendas, via internet, em que o dono apostou em ter prateleiras de livros infinitas, com um catalogo mais completo já visto, suprindo uma das maiores necessidades existentes dos consumidores.
Com a venda de ações no mercado, e a falta de patrimônio físico da empresa, fez da Amazon e de outras empresas do tipo “pontocom” uma ameaça ao mercado, pois uma empresa com o patrimônio tão pequeno comparado com o valor de suas ações, a qualquer momento poderia ser uma ameaça a todos os acionistas, foi assim, que ela, tornou em certo momento uma empresa que valia tanto no mercado, comparada com o seu verdadeiro valor.