Amazon - estudo de caso
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise estratégica da empresa, identificando, ao longo do tempo, os resultados do posicionamento estratégico da empresa, seus drivers e suas conseqüências. Como e por que se deu a expansão dos negócios da Amazon e como essas escolhas são definidas por suas core competences. Buscaremos ainda a relação entre as decisões estratégicas e o valor de mercado da empresa, identificando a forma como se influenciam mutuamente e as perspectivas da empresa no mercado atual.
Introdução
No contexto atual, as pessoas têm cada vez menos tempo livre e, consequentemente, necessitam de maior praticidade na realização de suas tarefas. A vida e o trabalho têm um ritmo rápido e a tendência para o futuro é que eles sejam ainda mais rápidos e cheios de informações.
A Internet é uma rede mundial de redes, possibilitando que milhões de pequenos computadores compartilhem entre si informações e diversos recursos de comunicação, bancos de dados e transações (Reedy, J. et al., 2001). Ela possui uma influência considerável nesta nova dinâmica da sociedade, que valoriza a conveniência e a velocidade, disponibilizando uma grande quantidade e variedade de informações em tempo real, na maioria das vezes de forma gratuita. Com a descrição do conceito feito pela primeira vez em 1962, a Internet surge para a grande massa em 1993 (LEINER et al., 1997) e, desde então, tem gerado muito interesse pelo público em geral, pelos meios de comunicação e pelas empresas.
Para o público em geral, a Internet proporciona ainda grande conveniência ao proporcionar o comércio eletrônico, que segundo Reedy, J. (2001), é o ato de realizar comunicação corporativa e transmissões por redes e computadores e, mais especificamente, a compra e venda de bens e serviços e a transferência de fundos por comunicação digital. Tal conveniência, no ritmo corrido dos dias atuais, gera um grande valor a um mercado considerável.
A partir da massificação da Internet a partir