professor aluno
Neste breve comentário falaremos da relação entre professor aluno-aluno, onde observaremos principalmente o comportamento destes, referente ao cuidado do tratamento dentro e fora da sala de aula, para a mútua participação e aprendizagem, com e sem a participação do docente.
A relação professor aluno é praticamente baseada na afetividade e confiança para um relacionamento produtivo na construção do conhecimento mútuo, sem que esqueçamos os conflitos sociais, culturais e políticos com valores e objetivos diferentes, que por permanecer em um convívio, se apresentará para a discussão em sala, promovendo a condição do processo de aprendizagem.
Com as normas impostas pelas instituições pode-se observar que o professor ao orientar o conhecimento ao aluno para crescimento interno deste, fortalecendo suas bases críticas e morais, propicia uma reflexão para os assuntos do dia-a-dia, e não deixando a atenção do aluno simplesmente no conteúdo dado.
O professor não pode ser autoritário, utilizando sempre o diálogo para permitir a comunicação, pois desta forma não haverá um distanciamento das partes, onde se completam para o fundamento maior que é a aprendizagem.
Com uma boa comunicação com o professor, o aluno por sua vez tende a respeitar o docente e participar da aula na parceria com outros alunos, dentro de um ambiente saudável, onde será proporcionado respeito para conviver com outras etnias e culturas, onde o aluno também aprende com outros alunos.
Na observação:
A professora chama a atenção de todos os alunos, para promover acordos e combinados para manter o mínimo de ordem, quando forem fazer alguma atividade, para que os alunos respeitem os docentes, os auxiliares de um modo em geral e também outros alunos.
Nas atividades em sala, a professora expõe qual é e como deve ser executada a mesma, e ao distribuir o material necessário, deixa que os alunos executem conforme seu entendimento, incentivando e dando dicas de como melhorar. Nesse