Tarefa ADM 2
A Economia de Escala é o processo de produção em larga escala, tendo como objetivo a diminuição dos gastos da empresa e o aumento da quantidade produzida.
Ou seja, haverá Economia de Escala se, ao aumentar os fatores produtivos, a produção elevar-se de forma exponencial.
Esta economia ocorre devido à existência de custos fixos na produção. Aumentando o nível de produção, esses custos fixos difundem-se por um número maior de unidades produzidas, acarretando na diminuição do custo médio da produção.
Há duas classificações para a economia de escala: reais e pecuniárias.
As economias de escala são ditas reais se o fator que as explica é a redução na quantidade de fatores produtivos utilizados quando há um aumento da produção.
As economias de escala são ditas pecuniárias se o fator que as explica é uma redução no preço pago pelo insumo.
Fordismo
Fordismo é um sistema de produção, criado pelo empresário norte-americano Henry Ford, cuja principal característica é a fabricação em massa. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indústria de automóvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção. Enquanto para os empresários o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, além da falta de visão geral sobre todas as etapas de produção e baixa