Estudo de Caso Nuvem Amazon
Curso : Processos Gerenciais
Eliete Inocêncio – D307239
O subtítulo da matéria: Com a queda dos preços da computação em nuvem, todo setor de TI se modificará, consiste em mostrar o que todo o mercado que oferece serviços em nuvem está em plena adaptação e sofre fortes mudanças de acordo com o advento tecnologia.
Por esse motivo a Amazon que detém a maior estrutura de armazenamento em nuvem faz tanto segredos em relação aos seus números, nada é divulgado e tudo fica sempre obscuro para o mercado de uma forma geral.
O fato é que para oferecer esse tipo de serviço em nuvem há a necessidade de investir milhões de dólares para se ter uma boa estrutura, fato que mesmo com essa “regra” grandes concorrentes investem pesado nesse nicho de mercado, ou seja, a cada momento tem um novo e forte concorrente à Amazon.
Por essa questão lógica do mercado concorrente os preços dos serviços tendem a cair, dando mais poder de decisão em relação a preço ao consumidor e deixando cada vez mais as empresas especializadas com uma situação complicadas em termos de lucratividade.
A aposta é que esse tipo de serviço gere frutos no futuro, porém quando se fala de mercado não há como mensurar garantias reais de sucesso, dentre todos os concorrentes novos e fortes as indústrias de tecnologia no mundo começam a apostar nesse modelo de negócio.
Quanto mais concorrentes, menor o preço ofertado ao mercado, grandes empresas de outros segmentos já sentiram na “pele” esse tipo de situação, no artigo ele cita sobre o setor aéreo e automobilístico que passaram por algo que parece ser o caminho da Amazon e as outras prestadoras de serviço desse nicho de mercado.
Ainda não haverá a migração de todos os servidores locais (hardwares) para os servidores virtuais (nuvem), as empresas começam a testar um modelo aonde é utilizado tanto os servidores físicos quanto os virtuais, ou seja, as mesmas mesclam utilizando assim os dois modelos de armazenamento de informações.