Estudo de caso aLeda
ALEDA
1)
Algum tipo de pesquisa formal será essencial por estarem em momento de busca de ampliação de produtos.
Poderiam aplicar uma pesquisa qualitativa, por ja terem formado uma grupo de clientes especifico com costumes e faixa etária ja definida. Pode-se fazer grupos focais, entrevista em profundidade ou técnicas de projeção para conseguir conhecer e identificar lacunas a serem preenchidas por algum novo produto ou serviço. Outra opção seria utilizar a pesquisa qualitativa, que pode ser aplicada a um grande número de pessoas de um determinado local e assim, descobrir países potenciais para ampliar seu mercado. Temos também pesquisas do meio digital que consegue traçar costumes e perfis de clientes, criar ligações e conhecer mais “intimamente“ seu consumidor.
2)
É notável que a aLeda se posiciona como uma empresa inovadora e errojada. Ao começar por meio de uma idéia criativa e com preocupação com o meio ambiente, investiu em um tema em ascensão. Criando assim uma boa imagem além de demostrar coragem ao nascer buscando ser mundial identificando um nicho especifico de consumidor que se espalha pelo mundo. Mas é claro que terá que preocupar com algumas particularidades de cada país.
3)
Ao criar o aLeda flavors a empresa aumenta sua gama de produtos em busca de novos consumidores, e apesar de ampliar para um mercado que já existe inova no sabor mel. Já o aLeda wear pode trazer para si fãs da marca, que além de consumir vão estampar em si a satidfação de utilizar a marca, mostrar afinidade e expandir a imagem da empresa. Quanto ao aLeda papel branco por mais que sirva para buscar consumidores do concorrente acredito que pode confundir a cabeça dos que ja utilizam a marca, seria nescessário uma melhor pesquisa e investigação para levantar a vontade dos atuais clientes. Ou seja, esta certa em expandir seu portfólio porém precisa ter cautela para não perder sua identidade.