Caso aleda
ESTUDO DE CASO - aLeda
1) A aLeda ainda não investiu em pesquisa de mercado de maneira formal. Que tipos de pesquisa você recomendaria e por quê?
Em um primeiro momento recomendamos que a empresa opte por realizar uma pesquisa quantitativa com o objetivo de quantificar o mercado, gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Essa pesquisa trabalha com uma amostra consideravelmente grande para apurar opiniões, atitudes e interesses compartilhados por uma determinada população. As informações são obtidas através de questionários com perguntas claras e objetivas que garantem o entendimento por parte dos entrevistados e também uma padronização dos resultados. Esta pesquisa estimará o potencial do negócio e o tamanho e importância do segmento desejado. Em um segundo momento, para saber o que é importante para o cliente e porque, recomendamos a pesquisa qualitativa onde obtém-se particularidades e interpretações individuais. Essas informações poderão ser úteis na busca de um novo conceito de produto a ser criado ou de um melhor posicionamento de comunicação para esse produto. A pesquisa qualitativa envolve, portanto, o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novas ideias. Com a realização das pesquisas, a empresa poderia identificar a preferência dos consumidores de acordo com idade, sexo, etc. Isso poderia ajudar a aLeda a manter seu produto atrativo, realizando adaptações de acordo com as preferências, se necessário.
2) Com base no texto, qual é o posicionamento da marca aLeda? Para responder procure mais informações na internet.
O setor fumageiro é restrito e ao mesmo tempo competitivo (os concorrentes da aLeda são marcas centenárias e muito conhecidas). A empresa foi criada como marca global e teve a facilidade de lançar o seu principal produto no mesmo molde para diversos mercados. Por outro lado, fatores como legislação, regularidades e