Estudo de caso, adm
2- Segundo Mintzberg, o administrador deve assumir o papel interpessoal como o líder, o papel de informação como o porta-voz, e ainda o papel de decisão como, por exemplo, o solucionador de recursos.
3- Para Drucker eficiência é fazer algo certo, já eficácia seria alcançar o objetivo certo. Ambos os conceitos se relacionam e devem ser executados, já que o desempenho gerencial será melhor ao se propor os objetivos certos e ao executa-los da melhor forma possível.
4- Os administradores devem possuir visão no mundo corporativo, pois o ambiente que cerca a empresa se modifica muito rápido, existem muitos fatores que não podem ser controlados pela firma e que devem ser levados em conta na hora de uma tomada de decisão. Internamente também se deve levar em conta os desejos futuros da organização e seus funcionários, pois eles muitas vezes não se alinharão.
5- Os administradores devem levar em conta o aspecto ético no desempenho de suas funções. Muitas vezes para um resultado maior pode-se desobedecer a uma lei, ou uma decisão sua pode melhorar apenas o seu salário e não o bem geral da firma.
6- As quatro atividades básicas da gerencia são: organizar, planejar, dirigir e controlar. Ao se escolher um objetivo, deve-se planejar o método de ação, em seguida organizar os recursos necessários para sua execução, para então liderar e dirigir as pessoas no caminho certo, e por fim controlar como estão indo as atividades. Sem um desses aspectos a meta inicial não será atingida ou resultará em um produto com deficiência.
7- Em uma empresa existiram muitas pessoas diferentes, com formações e valores diferentes, por isso é tão