Estudo de casos - adm estácio
Questão:
* Faça uma análise do serviço postal como uma aplicação das teorias clássicas da adm.
A USPS estabeleceu prioridades para a resolução dos problemas que ao longo dos anos trouxeram grandes limitações à companhia.
Partindo dos princípios das teorias clássicas, podemos enumerar diversas situações onde foram aplicados na USPS.
Sabendo-se que a companhia não tinha autonomia para determinar seus preços, o que restava era enxugar ao máximo os custos para investir em outras áreas de atuação e otimizar o processo produtivo. Além disso, precisava-se investir em máquinas, equipamentos, mão-de-obra motivada e qualificada e automação.
Estabeleceu-se a concepção da administração como uma estrutura onde há de se organizar, integrar os recursos e aplicá-los da melhor maneira possível.
E assim foi feito. A prioridade era a automação, uma vez que era de suma importância para a aceleração, manipulação e entrega das correspondências objetivando a qualidade do serviço. No entanto, não há qualidade de serviço sem que possamos vincular ao elemento humano da empresa.
Levando em consideração que o quadro de pessoal consumia substancialmente os recursos da empresa e que embora se pagasse muito bem diante da realidade de outras empresas dos Estados Unidos, seus funcionários ainda eram grosseiros e o serviço moroso, foi instaurado um processo motivacional onde através de pesquisas de satisfação tendo como resultados positivos, os setores relacionados recebiam bonificações haja vista as boas notas dadas pelos clientes. Relacionemos como princípio a subordinação de interesses individuais aos interesses grupais, remuneração de pessoal e espírito de equipe. Além disso, foi feito um trabalho de marketing visando o endereçamento correto a fim de evitar retrabalhos e custos indevidos.
Temos na Direção da USPS o exemplo de centralização com critérios de planejamento, organização, direção, controle e habilidade para lidar com fatores externos ao