Estudo da reta e estudo do plano
●
ELASTÓMEROS:
CR (cloropreno) É principalmente utilizado como junta externa nos sistemas de refrigeração (fréon 22). O neopreno é igualmente utilizado na presença de oxigénio. Resiste ao álcool, ácidos suaves, água, ar, amoníaco, árgon e outros gases. As temperaturas de utilização vão de -20°C a +90°C. CSM (polietileno cloro sulfonado) Utilizado para veicular os fluidos fortemente oxidantes, fluidos alimentares, numerosos produtos químicos, etc... Não é conveniente para hidrocarbonetos aromáticos ou à base de cloro. As suas temperaturas de utilização vão de -40°C a +120°C. Hypalon® é um exemplo de CSM, faz parte da familia dos elastómeros.
(Hypalon é uma marca registada de Dupont Performance Elastomers)
®
de carburante para reactores (querosene). Não convém às acetonas, aos hidrocarbonetos de halogénio, nem ao fréon. O FPM está na origem do elastómero de carbono fluorado misturado de forma a transportar os hidrocarbonetos, tais como carburantes para reactores, gasolinas, dissolventes, etc..., que provocam geralmente uma dilatação nefasta do NBR. O FPM tem temperaturas de utilização similares às do etileno-propileno (EPDM), mas oferece a vantagem de ser mais resistente ao "calor seco". A sua compatibilidade química é ampla. As suas temperaturas de utilização vão de -40°C a +190°C. O Viton® é um exemplo de FPM, faz parte da familla dos elastómeros.
(Viton ® é uma marca registada de Dupont Performance Elastomers)
temperatura baixa como a uma temperatura elevada: é esta característica que determina a sua utilização principal. Pode igualmente veicular peróxido de hidrogénio e determinados ácidos. Não é conveniente para o vapor, porque reduziria fortemente a sua vida útil. Os compostos em silicone fluorado têm uma melhor resistência ao combustível. Advertência sobre os elastómeros: Os limites de temperatura dos elastómeros dependem da sua utilização em conjunto com o