ESTUDO DIRIGIDO UMA RETA NO PLANO CARTESIANO
Profª. MSc. Angélica Trindade
ESTUDO DIRIGIDO 1
Obs: Busquem material na internet ou junto à bibliografia para começar a responder questões referentes a Funções para que na próxima aula possamos avançar mais no conteúdo. Com relação a esse estudo dirigido ele se refere a questões do ensino fundamental e médio mais que serão utilizados em gráficos de funções, portanto é importante que vocês saibam. Se tiverem maiores dúvidas vocês devem pesquisar no material de nivelamento que também está no portal ou em outros livros de matemática básica ok. Também é claro podem enviar e-mail para mim.
UMA RETA NO PLANO CARTESIANO
Os eixos cartesianos: Dois eixos graduados, perpendiculares entre si, com origens coincidentes, são denominados eixos cartesianos.
Um ponto situado em um plano cartesiano tem sua posição definida por um par de números (coordenadas do ponto). O primeiro valor numérico representa a abscissa do ponto e o segundo a ordenada do ponto.
Uma reta no plano cartesiano
Um conjunto de pontos representados em um plano cartesiano pode resultar em uma reta. Tal fato acontece quando atribuímos os mais diversos valores a x em uma equação característica (a seguir representada) e obtemos os valores de y correspondentes. Esta equação é denominada equação reduzida da reta, sendo que a e b necessariamente são valores constantes. A sua representação gráfica nos mostra que:
Casos particulares
Reta que passa pela origem. O coeficiente linear (b) é igual a zero. A função fica: Y=a.x
Reta paralela ao eixo x. O coeficiente angular (a) é igual a zero. A função fica: Y=b
Reta paralela ao eixo y. O valor de x é constante.
Exercício
1- Representar graficamente Y=20
2- Representar graficamente Y=8x
3- Dê as coordenadas dos pontos P, Q, R e S do gráfico abaixo:
Declividade de uma Reta
Para ver como uma reta no plano XY pode ser descrita algebricamente iremos recordar algumas propriedades de retas. Denotemos por L a única reta que passa pelos pontos distintos